5 de mar. de 2013

O que te leva a ler ou seguir um blog?


Com certeza a resposta vai ser  unânime O CONTEÚDO, A QUALIDADE. E eu concordo plenamente.

Porém, não adianta nada o blog ter assuntos interessantes, dicas, atualidades, tutoriais se o leitor(a) mal consegue interpretar o que a blogueira escreve ou quer dizer.

Algo que me chama muito a atenção nos blogs, são os erros de português. É claro que eles ocorrem, é impossível não acontecer (quem nunca?), pois a nossa língua não é nada fácil. E ainda surgiu o novo acordo ortográfico, para complicar mais nossas vidas.

O próprio blog tem o botão ABC que ajuda não correção (mas não confie muito nele) copie e cole no word, é tão simples, ele vai sugerir as opções corretas para possíveis erros.

Através do blog, eu descobri uma das minhas grandes paixões e que eu nem tinha conhecimento: Escrever. Eu gosto de aprender, conhecer o significado de novas palavras. 

Outra chave do sucesso: Seja atenciosa(o) e responda aos comentários, crie um elo como as leitoras/seguidoras. 

Já comentei isso em outro post, e considero extremamente importante: Antes de comentar, LEIA O TEXTO DOS OUTROS BLOGS, assim você evita comentários que não estão relacionados com o assunto abordado, e a frustração de outras blogueiras, porque isso ocorre. Muita gente fica triste (e com toda razão) com esse tipo de coisa.

Verificação de palavras: As vezes nem comento, mesmo que o assunto me interesse muito. E quando tento comentar e erro as benditas letras que estão sempre uma em cima da outra? @#$%!!!

Pode ser que a blogueira nem saiba que tem, mas é só dar uma olhadinha resolver esse problema:

Clique em layout;
Configurações;
 Postagens e comentários;
Mostrar verificação de palavras?  Clique na opção  NÃO.
E salve.



Blogs poluídos: Eu já cometi esse erro, coloquei flores que atrapalhavam a visualização dos textos simplesmente porque eu achava que combinava com a cor do blog (pode isso? Eu e minha mania de combinar!) Agora estou tentando deixar o blog um pouco mais profissional, mas como não tenho meu próprio layout não é uma tarefa fácil. Quanto mais "clean" melhor. Lembrem-se: Menos é mais!

Conteúdo emocional: Como blogueiras é natural que fiquemos expostas, acabamos falando um pouco sobre nossas vidas, mas  muitas usam o blog como diário e fazem desabafos ou textos cheios de mi mi mi com muita frequência. Um blog assim não tem muito a acrescentar, acho que ninguém gosta de ficar lendo textos melancólicos, só porque a blogueira em questão brigou com o namorado ou porque acordou triste...Né?

Fotos que demoram para carregar: Quando  visito  um  blog  e  a  imagem  fica  demorando muito, minha ansiedade fala mais alto, não tenho paciência, saio imediatamente.

Imagens e textos desalinhados: Isso já aconteceu muito comigo com relação as imagens, pois eu usava o Internet Explorer e as vezes ele não me dava opção de aumentar algumas fotos, e como tenho pouca experiência para editá-las, uma ficava maior que a outra (até recebi uma crítica :/ ). Agora uso o Chrome e ele disponibiliza essa opção, então consigo melhorar um pouco o tamanho das fotos, e também estou procurando tutoriais para me ajudar, afinal conhecimento nunca é demais. 

Sobre os textos desalinhados... Pessoal, cliquem em justificar, é simples e leva apenas alguns segundos.

Resenhas mal feitas: Coisas do tipo: "Esse batom é lindo, cremoso, dura horrores. Eu amei!" E ainda tem a coragem de perguntar: "E aí meninas, gostaram da resenha?"

Resenha? Onde? Depois enchem de fotos, para "complementar o post".

Poxa, as leitoras e consumidoras precisam de informação, de detalhes meticulosos e não de blogueiras que não têm nem ao menos coragem de escrever! #Prontofalei!

Espero que tenha ajudado, foram apenas dicas, cada um faz o que quer e viva a liberdade de expressão! Rs...

Tchau!










29 comentários:

  1. Ótimo post!
    Eu odeeeio essas verificações de palavras --'

    Beijos,
    L&V Shop Blog | L&V Shop - LOJA | FanPage | Twitter

    ResponderExcluir
  2. Morro de ódio quando vou comentar e tem essas verificações de palavras dá uma preguiça, é por isso que quando visito um blog fico analisando o que eu odeio que aconteça comigo e vou no meu blog e já ajusto,a unica coisa que uso é a moderação de comentários que é um direito meu né rsrs.
    Tento facilitar o máximo para minhas leitoras!
    Adorei as dicas e vou conferir se meu blog está no jeito,passa lá para ver se tá bom.
    Beijos gatona.

    pancakesandrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, a gente vai aprendendo com tempo. Eu também já fiz tanta coisa errada, e ainda faço. Mas devagar a gente aprende e vai melhorando.

      Excluir
  3. Puts, Anny! Você leu minha mente?
    Semana passada eu estava pensando em tudo isso: erros, verificação de palavras, texto desalinhado, postagens sem conteúdo.

    Se tem coisa que me irrita é entrar em um blog e não entender nada do que a blogueira escreveu. Tem tanta gente que comete erros tão bobos, mas que queimam a imagem do blog. E não é uma vez ou outra, é sempre!
    Verificação de palavras também é uma coisa muito chata, eu perco toda a vontade de comentar, mesmo que a postagem seja ótima.
    E tem gente que não deve saber muito bem o que é resenha.. Só mostra que tem o produto e pronto --'

    Seu post foi ótimo! Eu morria de vontade de fazer um falando tudo isso.

    http://elasopensanisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes até tento comentar qdo tem a verificação de palavras, mas se não deu certo a primeira vez, desisto.

      Essas resenhas também são terríveis. Escrevem meia dúzia de palavras e ainda perguntam: "E aí meninas gostaram da RESENHA?" KKKK

      Excluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    muitooo bom esse post...
    mas confesso que eu num to nem ai para o novo acordo eu aprendi como eu aprendi e vou continua escrevendo como eu aprendi na escola shuahsuahsu
    mas tem erros que são uns absurdos mesmo, titia Shame que o diga huashuhuhusaua

    beijosss lindona
    Drika Suszek
    http://femininaepoderosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho esse acordo um saco! As vezes escrevo e o corretor acusa erro, aí vou pesquisar o porquê (mania mesmo). São essas benditas mudanças.

      Saudade de vc!

      Excluir
  5. O engraçado e que fazemos o post com tanto amor pra muitas pessoas chegar e ter um comentário nada haver...
    Perdemos muito tempo com o blog pra simplesmente desmerecerem o nosso trabalho .
    Também acho que hoje em dia estamos aprendendo diariamente e por isso os erros nos blog são um pouco mais aceitos...acho que ninguém é perfeito impossível criticar o vizinho se ao menos não fazemos nada pra mudar. Por isso toda a ajuda é bem vinda...
    Hoje o blog é um conjunto de muitas coisas...postagem, imagem bem feitas, escrita, produtos, resenhas...tudo isso ajuda o blog mais nem todo mundo pode ou consegui ter tudo isso junto.

    bjokas

    prontaprabrilharmakeup

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, o aprendizado é constante e todo mundo erra. Mas tem gente que não tem interesse algum em melhorar. Essa tal de verificação de palavras... Quantos links eu já deixei nos blogs, quando entro pra comentar novamente, está do mesmo jeito. E como eu disse o Google tá aí, o melhor amigo de todos! Rs...

      Excluir
  6. Amiga, retirou as palavras da minha boca, nossa é difícil permanecer muito tempo em um blog que pisca o tempo inteiro, meus olhos não permitem, outra coisa que me deixa louca são música tocando repetidamente e outra vez e outra vez, poluição visual, cores contrastantes, erros de português e o maldito verificador de palavras, eu já estou deixando de comentar por causa deles.
    Precisamos ser mais atentas com nossos leitores, responder aos comentários, interagir, resenhar de verdade e não copiar a dos outros, é feio, é plágio e é crime, agente escreve com carinho e vem alguém e copia, mesmo que modifique tira a nossa credibilidade. Hoje a blogesfera não esta mais criativa e sim copiativa, muito triste. Porem esmos aqui pra fazer diferente. Adorei o post, as palavras e a linha de raciocínio.

    Bjokas
    Leca.
    Equipe Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, a gente tentar ler um texto e passa gato, cachorro, passarinho na frente...
      Eu esqueci a parte do plágio nos post, agora fica para o próximo.

      Obrigada.

      Abraços.

      Excluir
  7. Olá, Anny!!
    Adoreiii o post e concordo com tudo que você escreveu.
    Estou seguindo!
    Bjão
    Carol B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom que gostou, fico grata.
      Estou te seguindo também.

      Excluir
  8. Lidi assino totalmente embaixo o que tu dizes porque pensa bem os erros de português são horríveis eu mesmo morro de medo de soltar algum sempre olho e re-olho para ver se fiz algo errado quanto a atenção eu sou super atenciosa com todas que me visitam respondo todas pq pensa bem elas tiram nem que for 2 min para irem no nosso blog então é o minimo que podemos fazer
    bjus
    ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Ju, se as pessoas vão ao blog e comentam, o mínimo que a gente deve fazer é agradecer e retribuir, porque são elas que fazem o blog. Bjim

      Excluir
  9. Você e seus posts... Amoo todos! =)

    Bjinhos, flor!!!

    www.blogpoliantunes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estão se tornando meus preferidos, também adoro "conversar" com vocês sobre esses assuntos.

      Excluir
    2. rsrsrs, é verdade! Esse contato é muito bom mesmo! =)

      Excluir
  10. É bem por ai mesmo flor. Acho a verificação de palavras muito chata, e sabemos que todos cometem erros, mas o pior, na minha opinião, é abolir a pontuação, e cometer erros básicos de ortografia. Ainda pior do que isto tudo, são as gafes, que as poucas que tem a consideração de comentar cometem, por não dar uma passada de olhos pelo menos, e saber o que se passa. Duas coisas que me incomodam, são as fotos com photoshop, quero ver a realidade do esmalte, e não uma foto perfeita, assim vou no site do fabricante. E as resenhas, poucas são as pessoas que falam de um aspecto ruim do produto, a maioria elogia muito. Eu tenho parcerias, mas falo o que penso e a realidade, meu compromisso é comigo, em ser integra, e com as pessoas, que são leitoras e seguidoras do meu blog.
    Me empolguei, lembra que fiquei de te passar um e-mail, este é um dos assuntos, tem hora que enche, e precisamos trocar uma ideias.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo...Tem tantas assuntos desse tipo que podem ser abordados, o photoshop também é um deles, eu nunca usei em nenhuma foto, mesmo porque nem sei usar (kkkk).
      Eu não tenho parceria alguma, mas acho que você está correta, mais vale a honestidade e compromisso com as leitoras do que uma falsa opinião.
      Quando puder me envie o e-mail.

      Excluir
  11. Oi querida,em primeiro lugar deixo o parabéns pelo nosso dia.Depois uma bronquinha kkk sobre o recadinho no meu blog,nada de ficar ficar desanimada.Seu cantinho é muito legal.Agora vamos as dicas,é as vezes erramos mesmo,eu tenho a mania de ler e reler os posts assim vou editando,algo mal escrito ou acrescento alguma informação.Tb gosto,sempre que possível de responder no próprio blog as amigas,pois como eu leio tb os comentários em outros blogs,imagino que poderei aumentar o conteúdo do post e ainda interagir com todos.Voltarei em breve e obrigada por sua visita,quero vê-la mais vezes por lá.tania Mara
    www.fuxikitosecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também leio, releio, leio... e as vezes fico tão cansada que depois de alguns dias que acho os erros, rs...

      Isso mesmo, volte sempre!
      Eu também estarei por lá.

      Excluir
  12. Falou tudo. Ninguéeem merece verificação de palavras e resenhas vazias. Quando um leitor vai olhar a resenha ele quer uma coisa mais aprofundada, os prós e contras, algo bem escrito, não um "é bom, gostei".
    Outra coisa que me faz desistir do blog, mesmo que o post seja interessante é o modo como a blogueira escreve. O word ta aí pra corrigir a palavra, acho que abreviações e escrita errada são casos de descaso grave #prontofalei.
    Amei o post, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, tem tantas ferramentas disponíveis para ajudar na ortografia. Como eu disse todo mundo erra, mas não custa nada tentar melhorar.
      As resenhas também são um caso sério, quando quero comprar algo, eu procuro por resenhas, e algumas são péssimas.
      E a verificação... Sem comentários, kkkk

      Excluir
  13. Lidy, que facada rsrsrs doeu .... kkkk bom que a gente cria vergonha e faz uma coisa melhor né... mais profissional =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, eu também estou aprendendo. Já vi até tags sobre 5 coisas que você odeia em um blog. Mas é bom, porque além de aprender, a gente ajuda quem ainda não sabe, como no caso da verificação de palavras, eu tinha e nem sabia.

      Excluir
  14. Bah, tudo que você disse é muito verdade e querendo ou não muitas de nós já cometeram essas gafes! Sou extremamente chata com essas coisas de alinhamento e muitas vezes vejo blogs famosos que é tudo desalinhado, me dá uma ânsia, nem consigo ler o resto do post! hehe
    beijos
    http://blogtoquefeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não gosto, acho falta de organização. As vezes meu blog "se recusa" a justificar, fica dando problema, mas enquanto eu não consigo eu não desisto, rs...

      Excluir

Não deixem de comentar!

Suas visitas em retribuição ESTÃO GARANTIDAS.

Se quiserem seguir o AF, DEIXEM O LINK para que eu possa encontrar vocês e retribuir o quanto antes.

Atenção galera do "Lindo, "Adorei as dicas", "Amei" e afins, NÃO vou retribuir esse tipo de comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...