26 de mar. de 2013

Pincel de Cerdas Naturais X Cerdas Sintéticas. Qual a Diferença?


Para nós iniciantes, eis um grande mistério...


Existem algumas dicas para que vocês possam diferenciá-los. Porém uma delas, é a mais fácil para você aprender a distingui-los. Continue lendo...

Os pincéis sintéticos, geralmente são fabricados para aplicar produtos líquidos ou cremosos, tais como base, primer, corretivos, batons, delineadores, blushes e sombras em creme, pois eles absorvem menos produto, o que não é o caso dos pincéis de cerdas naturais.

Vocês podem reparar que a grande maioria (se não todos) os pincéis de base são sintéticos, o mesmo acontece com o pincel de corretivo e o chanfrado.


Eles também são mais brilhantes do que os de cerdas naturais. Porém, abaixo vou mostrar uma curiosidade.



O primeiro pincel (cabo preto) é sintético, da Natura Una e o segundo é do kit réplica da MAC da Hello Kitty, o 168SF de cerda natural. As cerdas do pincel da Natura são bem mais finas, e tem mais vigor. (Óbvio que a câmera jamais focaria esse detalhe) Ele está com as cerdas totalmente alinhadas. Já o 168SF, tem cerdas mais grossas, é mais opaco, e bem arrepiado, isso porque não o uso faz tempo, senão estaria ainda pior.

Outro exemplo bem fuleiro de cerdas sintéticas, é esse de base, também da Natura Una, e olha que ele nem é um pincel tão barato:




Os pincéis de cerdas naturais, vocês já devem saber que são feitos de pelos de animais, e mesmo que você use  proteção nas cerdas na hora de armazená-los, e depois da lavagem aperte-os para que sequem na sua forma natural, sua tendência é abrir com o tempo, e mais, eles têm frizz, ficam espetados, como os cabelos, tipo o meu assim, rs...

Esse tipo de pincel exige mais cuidados e tem o custo mais elevado. Os sintéticos estão sempre perfeitos, estilo "acabei de fazer chapinha". Esse é o método que eu acho mais fácil para desvendá-los: Cerdas lisas e alinhadas - Sintéticos. Cerdas "ouriçadas" e mais grossas - Naturais. Claro que com o tempo e a prática, vai ficando mais fácil descobrir as diferenças.


Pincéis de pó - O preto é de cerdas naturais da Yes Cosmetics, e o rosa é do kit da Macrilan, cerdas sintéticas. 


Dá pra notar com grande esforço que o da Yes tem os fios arrepiados e bem mais grossos, detalhe: Ele é novo e guardo com proteção de plástico, apenas testei e lavei uma vez, praticamente nem foi usado.

As fibras naturais conferem um visual mais leve, pois pegam menos produto, ideal para serem usadas com produtos em pó, sombra, base mineral ou blush. Mas não se prendam a isso, pois os pincéis sintéticos também desempenham essa tarefa, e a fazem muito bem. 

Já os de cerdas naturais em produtos líquidos não rola, pois ele vai absorver praticamente todo o produto, vai haver muito desperdício e o acabamento não será dos melhores.


Eu não tenho muitos pincéis para usar como exemplo, a maioria são sintéticos, mas acho que pode até ser viável montar um kit diversificado, com um pouco de cada um.  Fica a seu critério, dá pra ter um kit bacana apenas com pincéis sintéticos, pois eles também aplicam pó e blush.

Pra quem não gosta de pincel de fibras naturais por conta da preocupação com os animais, fica dica. Eu prefiro utilizar produtos que não fazem mal aos bichinhos, embora as vezes a gente acabe comprando por falta de conhecimento ou opção.

Hoje em dia os pincéis de fibras sintéticas são de ótima qualidade, não existe mais aquele preconceito, mas nem por isso vamos sair por aí comprando pincéis ruins e atribuir a qualidade da fibra, né? A Sigma têm kits em que os pincéis são todos sintéticos. Quem vai questionar a qualidade?

Lembram o que eu disse sobre mostrar uma curiosidade? Então olhem:


É o mesmo pincel da Yes, cerda natural e tem um super brilho. Ele deve ter sido tingido, embora isso seja mais frequente em pincéis sintéticos.

Pra quem quer investir em pincéis de cerdas sintéticas, eu recomendo os da EcoTools, não estou ganhando um centavo pra falar da marca, eu comprei e paguei por todos os meus pincéis. Estou apenas dando uma dica, pois os considero de boa qualidade e têm preço justo.

Mais uma vez, peço desculpas pela qualidade das fotos.






17 comentários:

  1. Bacana expor as diferenças flor, sem dúvida prefiro os sintéticos. Sabe que nunca reparei nos que tenho, mas devem ser todos sintéticos. Vou espiar.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reparei nisso e decidi fazer o post, tenho mais uns dois de cerdas naturais, a maioria é sintético.

      Excluir
  2. Realmente muitas vezes é dificil diferenciar mas eu sigo o mesmo critério que você para diferenciar ou do outro e sempre da certo né.
    Amo pincéis ♥

    bjj
    http://charmeemvidrinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica! Sempre tive duvida ao diferenciar os dois!

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já tive muita dúvida, sempre é bom aprender um pouco mais, né?

      Excluir
  4. hmm mais que chique, eu nem sabia disso tuudo, eu gosto dos de cerdas naturais só para passar blush e esfumar sombra no mais os de cerdas sintéticas dão mais conta do recado

    Beeeeijos,
    Vou te contar makeup

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que os de cerdas sintéticas dão conta do recado sim. Dá pra usar pra blush também, mas tem que tomar cuidado com a famosa "chinelada na cara", kkkk...

      Excluir
  5. EI LINDONAAA
    AMEI O POST MUITO BEM EXPLICADO VC É OTIMA
    É BEM LEGAL ESSA EXPLICAÇÃO POIS EU MESMO JA TIVE MUITAS DUVIDAS SOBRE CERTAS NATURAIS E SINTETICAS
    BJS LINDONA VOLTE SEMPORE AO MEU BLOGGER LINDA
    zilandramakesb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, também agradeço pelo carinho da sua retribuição.

      Excluir
  6. Ótimo post Anny, é muito bom apresentar estas diferenças, até porque existem muitas meninas que não sabem e isso ajuda muito na hora de escolher o pincel certo!!!

    Bjokas
    Leca
    Equipe Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ajuda também no acabamento né? Eu achei o tema bem legal.

      Excluir
  7. este post pra muitas meninas vai ser tudo...eu como tenho tanto os naturais como os sintéticos já deu pra ter o preferido, e fico com os sintéticos...

    bjokas

    prontaprabrilharmakeup

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse da Yes "pinica" meu rosto. Já o da Hello kit é bem macio.

      Excluir
  8. Eu adoro pinceis
    Serio sou a louca do pincel
    Apesar de eu ter super pouco e da para contar na mao quantos tenho rs
    Adoro pinceis coloridos, e nao sbaia que tbm dava para encontrar eles naturais
    Beijos linda
    cupcakeofchocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mas é mais difícil encontrá-los coloridos.
      Obrigada pela visita.

      Excluir

Não deixem de comentar!

Suas visitas em retribuição ESTÃO GARANTIDAS.

Se quiserem seguir o AF, DEIXEM O LINK para que eu possa encontrar vocês e retribuir o quanto antes.

Atenção galera do "Lindo, "Adorei as dicas", "Amei" e afins, NÃO vou retribuir esse tipo de comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...