29 de set. de 2012

ANSIEDADE...


Olá meninas...

Como próprio nome do Blog diz, hoje vim falar da ANSIEDADE FEMININA

Bom, já comentei aqui que sou super ansiosa. É normal uma pessoa sentir ansiedade, mas no meu caso, ela ultrapassa certos limites e me faz muito mal. Por isso, iniciei o blog e "batizei" com esse nome. Muita gente acha que é frescura, e condena, mas só  quem sente na pele, sabe como é ruim lidar com essa doença, que chega a durar anos. Eu mesma achava que era doença de "rico". Morrendo pela língua.

DEFINIÇÃO:

   A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente a interpretação de uma situação de perigo.
   Parente próxima do medo, (muitas vezes onde a diferenciação não é possível).
é distinguida dele pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável, enquanto que na ansiedade, o fator de estímulo teria características mais subjetivas.



   O nosso Sistema Nervoso Central e a nossa mente, necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir a sensação de repouso e de bem estar.
  Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo, acontece o estado ansioso.  A excitação do Sistema Nervoso Central vem como uma forma de estimular o nosso corpo para a luta ou para a fuga.
  O que interpretamos como perigo, transcende e muito, o perigo de vida biológico. Perda de status, de conforto, de poder econômico, de afetos, amizades, de privilégios, vantagens, de possibilidade de concretizar interesses, de vaidade, são fatores mais do que suficientes em muitos casos para disparar o estado ansioso.

  Em estados de desequilíbrio emocional, o simples contato com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas são o suficientes gerar ansiedade.
  A principal característica psíquica do estado ansioso é uma excitação, uma aceleração do pensamento, como se estivéssemos elaborando, planejando uma maneira de nos livrar do perigo e da maneira mais rápida possível. Este movimento, na maioria das vezes acaba causando uma certa confusão mental, uma ineficiência da ação, um aumento da sensação de perigo e de incapacidade de se livrar do mesmo, o que configura um círculo vicioso, pois esta sensação, só faz aumentar ainda mais o estado ansioso. “Mente acelerada é mente desequilibrada”.
   Este movimento impulsivo da mente se acelerar, de precisar ter tudo sob controle, para poder usufruir a sensação de repouso e conforto faz com que ela se excite e se o problema não tiver uma solução mental imediata como o que acontece na maioria dos casos, teremos a chamada ansiedade patológica, que tende a se cronificar e piorar com os anos
.
(Fonte).



 A doença traz consigo muitos problemas, tanto familiares, quanto físicos, um misto de MEDO, compulsão, que gera culpa, pensamentos incontroláveis, dúvidas, muito chororo, comportamentos agressivos. Tremores, insônia, sudorese... Não é fácil lidar com os sintomas, quem sofre precisa de apoio, não precisa ser julgada(o),pois a própria pessoa se julga, sofre, e se sente inferior.  Dói, você lutar contra algo que você nem ao menos sabe o que é. É a sensação terrível de sempre estar sozinha na caminhada. Em raros momentos, você consegue a paz, mas aí vem as recaídas, que são ainda mais difíceis, pois você "acha" que melhorou e tem medo de voltar ao fundo do poço.

 

Se alguma de vocês tem casos na família, não julgue, seja paciente, pois o cérebro é como qualquer outro órgão do corpo, também adoece! As pessoas tentam entender por um tempo, mas como o problema geralmente persiste, elas passam a não acreditar  que ele existe, pensam que é para chamar atenção e geralmente a pessoa doente, sofre calada.

 


Post de hoje: Misto de explicações (retiradas do Google), desabafo e conselhos... Não julguem, protejam, sejam pacientes, procurem entender, por mais complicado que pareça,  sejam amigos ou entes queridos, estendam a mão, o mundo dá muitas voltas. Foi o que aconteceu comigo...


Com amor,

LIDY

*Imagens retiradas do Facebook, onde não indicam a fonte, se alguém for proprietário de alguma delas, entre em contato, por favor.

4 comentários:

  1. Todo mundo tem suas crises de ansiedade ne, mas viver esse problema constantemente deve ser uma barra.
    Que bom que vc criou o blog para dividir isso com a gente e também para usar esse espaço como distração para a mente, isso funciona bem comigo!
    bjjs flor e um ótimo fds! ^^

    http://alucinadaeconsumista.blogspot.it/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... Foi por isso que criei o blog, para ocupar meu tempo, aprender e fazer novas amigas virtuais.

      Excluir
  2. Oi linda seguindo seu blog lindooo vem me visitar também e curtir a pagina do blog???
    www.meumundotemcor.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/meumundotemcor1

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar!

Suas visitas em retribuição ESTÃO GARANTIDAS.

Se quiserem seguir o AF, DEIXEM O LINK para que eu possa encontrar vocês e retribuir o quanto antes.

Atenção galera do "Lindo, "Adorei as dicas", "Amei" e afins, NÃO vou retribuir esse tipo de comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...