1 de nov. de 2012

ETIQUETA NO MUNDO VIRTUAL?

Olá pessoas que vivem na internet!!!

Usar dispositivos móveis tais como celulares, smartphones, tablets, notes, participar de comunidades, usar e-mails ou mesmo se relacionar nas redes como  Facebook, Blogs ou Twitter, têm algumas regrinhas básicas que "poderiam" ser seguidas.

AO ENVIAR E-MAILS:

- Antes  de mandar um e-mail, certifique-se se o destinatário gostaria de recebê-lo. Nem todo mundo gosta de piadas ou correntes.
- Preencha sempre o campo Assunto. É ele que determina o interesse e a prioridade da leitura.
- Avise caso  enviar anexos.

CONVERSAS ON LINE:

- Não interrompa a conversa, falando de outro assunto, pois a pessoa pode ficar sem saber se você leu a mensagem que ela enviou.
- Mude seu status quando estiver ausente, para evitar que amigos enviem mensagens e fiquem aguardando a resposta.

TENHA UMA CONVIVÊNCIA SAUDÁVEL NO AMBIENTE VIRTUAL:

- Pense antes de escrever... Será que você diria o mesmo pessoalmente?
- Respeite o tempo e a conexão dos outros.
- Se for contribuir em algo, compartilhe seus conhecimentos, forneça respostas inteligentes  e educadas.
- Não entre em discussões em que os internautas defendem causas de maneira emocional ou preconceituosa.
- Respeite a privacidade e opinião alheia.
- Não julgue os erros de outras pessoas. Quando alguém cometer um equívoco, seja uma pessoa agradável. Caso seja indispensável a correção, não a faça publicamente e muito menos de forma grosseira.
- Status no Facebook: Evite palavras vulgares, ou frases absurdas que ninguém consegue compreender.

NOS BLOGS:

- Lembre-se: Você é o que você escreve! Você será sempre julgada(o) pela qualidade de seus textos. Pesquise sobre o assunto, escreva de modo claro, sem abreviações e evite erros de ortografia e gramática.
-  Procure organizar seus textos e imagens de modo que o Blog não fique "poluído". Preste atenção na pontuação, e acredite, uma vírgula faz toda a diferença.
- Nunca, jamais utilize o "internautês/internetês" que os adolescentes escrevem. (Olhem o que escreveram pra mim "in box" no Face: "mas ce pah quando nois tah numa festa tipo eu naum gosto de fika com ele nao kkkk gosto de fika sozinha" ). Gente o que é isso???? Será que nasci em outra era, e que a linguagem de hoje é outra? Ou eu perdi alguma coisa?
-  É óbvio que os blogs devem ter seus momentos de descontração. Cada um com seu estilo, com seu jeito de escrever.
- Seja anteciosa(o) com suas leitoras/seguidoras, comente sempre que possível, interaja, responda aos comentários, seja gentil e nunca esqueça de agradecer. Se prometeu seguir um blog, cumpra.
- Se alguma leitora pediu ajuda, resenha ou qualquer outra coisa, arrume um tempinho na sua agenda, e atenda o pedido com carinho, são essas pessoas que são a instrutura do seu blog, se ela pediu, é porque confia e tem interesse no seu trabalho. E isso não tem preço, é uma satisfação!
- E o que considero muito importante: Leia o texto dos blogs, mesmo que não seja do seu total interesse, há sempre algo novo para se aprender, pois as pessoas pesquisam a fim de  passar seus conhecimentos, assim você evita comentários evasivos, desnecessários, (tipo o "ai que lindo"),  e totalmente fora do assunto abordado. Isso é uma situação muito constrangedora.
 
 
É isso pessoal, espero que leiam principaRmente as blogueiras de plantão. Fiquem sempre ligadas. 

Bjos de boa noite...

LIDY

*Alguns trechos foram retirados da Etiqueta Móvel, pesquisa da Intel, Revista Nestle

  

16 comentários:

  1. Preciso confessar que amo um internetês... mas abreviando as palavras e não escrevendo como uma criança de 2 anos. E também nunca num post no blog pq né... é feio.
    O resto acho que me comporto bem, sempre me despeço e leio os posts antes de comentar, e não caso de grupos e comunidades participo de poucas e não tenho problemas... adoro minhas amoras.
    Adorei o post lindona, super útil e megas dicas.
    Bjinhos amora

    www.patricinhassalariada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. olha amada esse post seu deveria ter repecursão nacional pq tudo q vc disse é a mais pura verdade e esse negocio de não ler o q agente escreve confesso q to estressada já mais enfim não da pra abrir a cabeça das pessoas
    bjus
    ju

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas, a parte dos e-mails e convivência eu li em uma revista, e aproveitei para incluir a parte do Blog que era onde eu queria chegar, eu escrevi a minha opinião, o que eu acho certo e que as vezes me incomoda, e muito.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas!
    Eu não gosto do internautês, mas ás vezes na correria, recorro. Mas é bem difícil. Parece que eu não sei escrever. --'

    Beijo
    www.comelegancia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas!
    Eu não gosto do internautês, mas digo que ás vezes na correria eu escrevo. Mas parece que eu não sei escrever. --'

    Beijo
    www.comelegancia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amiga como vc é exigente viu!
    tipo eu uso muito o internetês, é como uma gíria depois que a gente pega fica difícil de deixar. ashuahsu'
    Como vc fala acima 'vc é o que vc escreve', então se eu agisse de um modo mais formal, sem abreviações ou outras bobagens que escrevo o blog, ele não seria a minha cara e perderia a identidade.
    Mas claro as dicas são ótimas: Frisando que eu ODEIO receber esses emails indesejados e correntes!
    bjjs. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo estou em bate bato, eu uso abreviações, mas no blog não. Como vc disse, cada um com seu estilo, esse é o meu, sou chata...kkk

      Excluir
  7. Esta certissima! Vale a pena as meninas darem uma conferida em seu post ! ;**


    www.annecrisley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa esse post arrasou hein amiga, super certa vc está.
    Parabéns.
    Tem post novo lá no blog passa lá:http://esmaltesdedivas.blogspot.com.br/2012/11/colecao-barbara-kras-2013.html
    ótimo feriado e bjão.
    http://esmaltesdedivas.blogspot.com.br/2012/11/colecao-barbara-kras-2013.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que tem coisas que "dá nos nervos". Você fala no post que não gostou de um produto, a pessoa nem lê e escreve: "nossa que produto ótimo, vou comprar, eu quero!". Ah desanima, né?

      Excluir
  9. Adorei o post, esse tema é super importante! Flor tem postagem nova lá no blog, quando puder da uma passadinha por lá bjks www.flordlismaisvoce.com

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post Anny! principalmente a parte dos comentários, nota-se que a maioria não lê o que está no post, só comenta as fotos, e acontecem as gafes!
    Flor não desista dos sorteios, uma hora acontece, eu ganhei um e não vi o prêmio até hoje, tem blogueiras desonestas também!

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  11. Nesse post, expressei o que eu sinto. Poxa, se for pra escrever besteira, que nem comente, né! Prefiro assim...
    Vou continuar tentando, quem sabe um dia acontece um milagre! kkk

    Bjos meninas!!!

    ResponderExcluir
  12. Super bem dito essa parte de corrertes!
    Credo odeio isso! =/ rsrs

    Beijinho! ♥
    www.ideiaconsumista.com

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar!

Suas visitas em retribuição ESTÃO GARANTIDAS.

Se quiserem seguir o AF, DEIXEM O LINK para que eu possa encontrar vocês e retribuir o quanto antes.

Atenção galera do "Lindo, "Adorei as dicas", "Amei" e afins, NÃO vou retribuir esse tipo de comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...