21 de mai. de 2013

Menstruar ou não Menstruar?


Oi meninas e mulheres!

A nossa conversa de hoje é um pouco polêmica, tanto do ponto de vista médico, pois as opiniões se dividem, quanto para a maioria de nós mulheres, pois o assunto ainda é tabu e existe a crença de que menstruar é um processo natural.

Tenho muita vontade cessar meu ciclo, mas confesso que tenho medo do que possa acontecer a longo prazo.

Eu nunca tive problemas em menstruar, apenas o incomodo do sangramento propriamente dito. Mas depois que enfrentei problemas com a ansiedade, comecei a sofrer crises constantes e terríveis de TPM. O que me fez levantar essa questão aqui.


Confesso que sempre fui cética quanto a esse tipo de sintoma, condenava as mulheres que reclamavam da tensão pré menstrual, e sempre pensava: "Ain, como são frescas...". 

De acordo com os especialistas, a ovulação e por consequência a menstruação deixa a mulher mais propensa a desenvolver doenças, como câncer de mama, endometriose, anemia, câncer de ovário e de útero. Outros, já garantem a suprimir a menstruação também pode desordenar totalmente nosso clico hormonal. 

- Mas como o simples ato de menstruar pode causar tudo isso?
Na verdade, um dos vilões da história é o estrogênio, pois o organismo libera uma grande quantidade desse hormônio mensalmente, durante a ovulação. O estrogênio em excesso é que  aumenta a incidência do câncer.

Já a endometriose é desencadeada pela menstruação, pois parte do sangue não segue o seu percurso natural, e se desvia para as trompas. Esse sangue acaba indo para o abdômen e se fixando aos órgãos, causando proliferação de bactérias, vírus entre outros.

Além de tudo isso, ainda tem os diversos desconfortos que precedem a menstruação, como dor nas costas, nos seios, inchaços, cólicas, acne e por aí vai... Não é, gente? E ainda assim, muitas mulheres acham uma decisão abrupta demais.

- Se eu ainda não tive filhos posso suspender minha menstruação?
Alguns médicos afirmam que sim. Quando você desejar engravidar ou mesmo voltar a menstruar, basta suspender a medicação. A menstruação se normalizará, e tão logo você estará apta para conceber.

- Qual método devo utilizar para interromper meu fluxo menstrual?
Existem diversos métodos que não vou citar aqui, pois não tenho intenção alguma de dissuadir ninguém. Sei que é bobagem da minha parte, pois essas informações estão por aí, para quem quiser ver. 

No entanto, devo ressaltar a desencargo de consciência, que existem pílulas que foram desenvolvidas exclusivamente para reter a menstruação e também evitar a gravidez. Não é indicado fazer uso de pílulas convencionais sem fazer a pausa, pois causam efeitos colaterais e pode ser prejudicial à saúde. 
Não façam a loka, faiz favor, hein!!! 

O método mais indicado é o seu ginecologista, ele fará uma avaliação observando suas características, e te auxiliará na escolha do tratamento ideal. Mas cabe à você a responsabilidade de pesar os prós e os contras, e  lembre-se dos custos, pois aqui onde moro, essas pílulas não são distribuídas gratuitamente, não posso dizer o mesmo quanto a outras localidades.


Agora me pergunto, se pode ser evitada, porque passar por todos esses desconfortos e ainda correr o risco de desenvolver um câncer? Não vejo vantagem alguma nisso.


♥♥♥♥♥

Update Importante: Meninas, pesquisei durante dias antes de redigir o texto acima, procurei fontes seguras, artigos médicos e não em blogs de beleza.  Jamais viria aqui retratar um assunto tão sério e delicado desprovida de informações.

Em momento algum eu  disse : PAREM DE MENSTRUAR OU TODAS VOCÊS VÃO MORRER DE CÂNCER.

Algumas leitoras comentaram que interromperam seus ciclos, e dentre esses comentários, um deles me chamou atenção, então resolvi tomá-lo como depoimento, leiam:

"Bem, posso dizer com propriedade que em certos casos "não menstruar" é a solução para uma vida tranquila. Digo isso, pois minha irmã tem endometriose e passou por três cirurgias com risco de morte, o sangue cola nas paredes do útero e no caso dela já havia se espalhado para todos os outros órgãos,  foi difícil e hoje, graças a Deus ela vive uma vida feliz e normal. No meu caso interrompi o fluxo por causa de minha anemia crônica e neste período me senti muito bem, agora espero o diagnóstico do meu médico para sabermos se será em definitivo ou espaçado. Acho que a vida sem menstruar por opção pode acarretar sim outros problemas, mas a vida sem menstruar com acompanhamento médico e por necessidade, é digno e muito válido."

Palavras da Leca, do Blog Comunidade da Beleza.





41 comentários:

  1. Bem posso dizer com propriedade que em certos casos "não menstruar" é a solução para uma vida tranquila, digo isso, pois minha irmã tem endometriose e passou por três cirurgias com risco de morte, o sangue cola nas paredes do útero e no caso dela já havia se espalhado para todos os outros orgãos, foi difícil e hoje graças a Deus ela vive uma vida feliz e normal. No meu caso interrompi o fluxo por causa de minha anemia crônica e neste período me senti muito bem, agora espero o diagnóstico do meu médico para sabermos se será em definitivo ou espaçado. Acho que a vida sem mesntruar por opção pode acarretar sim outros problemas, mas a vida sem menstruar com acompanhamento médico e por necessidade é digno e muito válido.

    Bjokas
    Leca
    Equipe Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante o comentário de que está passando por isso.
      Eu tenho vontade, por que na TPM fico muito irritada e ainda mais irritante do que já sou normalmente... kkkkk!

      Excluir
  2. Eu sou uma das que tem certas dúvidas quanto a isso... Atualmente tomo pílula anticoncepcional porque tenho uma TPM muito forte e sofro muito com cólicas, já fui parar no hospital duas vezes. Mas não sei se tomaria remédio para parar de menstruar definitivamente. Já li sobre casos onde o organismo da mulher não se adaptou bem e depois de decidir parar de tomar o remédio ela não conseguia engravidar.
    Acho que se minha médica indicasse eu até tomaria sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria parar, mas confesso que tenho um pouco de receio, claro que só faria com acompanhamento. Não pretendo mais ter filhos, mas penso lá no futuro. E se me causar algum problema?

      Excluir
  3. bom posso dizer por mim a 8 anos tomo pilula direto é própria para isso não menstruar como trabalho em uma associação de médico já assisti a palestras que comprovam que não há necessidade alguma em menstruar e ter todo desconforto que muitas tem, eu mesmo sempre sofri com cólicas e demais incômodos que veem com o ciclo então optei por esse método e realmente é isso ano passado quis engravidar minha gineco me instruiu a parar de tomar remédio e esperar por três meses para que o útero pudesse formar aquela película protetora que ele envolve o ovulo, mais aconteceu que não engravidei por outros motivos
    enfim sou totalmente a favor de não menstruar detesto sofro qdo escapa uma vezinha ou outra é correto que após o período de um ano damos um pausa, mais confesso que não o faço pq o desgaste emocional para mim é grande mais.
    adorei o post lidi
    bjus
    ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jú vc já é a segunda que comenta que interrompeu a menstruação. É bom para quem tem dúvidas, pois são depoimentos de mulheres reais.
      Estou pensando seriamente em procurar um médico e me livrar disso, afinal já basta os transtornos de ansiedade e nessa época eles se multiplicam.

      Excluir
  4. Amei o post!

    Bom, eu tomo a pílula (anticoncepcional) desde meus 13/14 anos, por conta do meu ovário policístico. Então, aconselhada pela médica isso me ajudou e muito durante estes anos todos. Por muitas vezes tomei o remédio sem parar, e adorava a sensação de ser livre rs Mas lendo, e ouvindo conselhos de pessoas que estudam a área de saúde, acabei parando um pouco com as pilulas, pois muitas me disseram que futuramente poderia desenvolver algum problema grave.

    Cá estou, sem tomar nenhum remedinho. Depois de tantos anos, eles regularam meus problemas e hoje não preciso deles.

    Mas o melhor sempre, é procurar um especialista.

    Beijinhos!
    http://sindromedosvinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos meus medos, sei que por hora, será maravilhoso, livre de desconfortos, mas e daqui há 10 anos? Os médicos garantem que não há risco, mas eu tenho medo, ainda mais porque há conflito entre eles. Mas quero tentar, procurar um ginecologista e conversar sobre esse assunto.

      Obrigada por comentar!

      Excluir
  5. Queria não menstruar!!
    Gostei do post , explicativo , informativo! Bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Iza, acho que se não houvesse tantas dúvidas, todas as mulheres optariam por isso.

      Excluir
  6. Gostei do post, mas acho complicado dizer que menstruar não é um processo natural. Menstruar é um processo natural sim. As dores, as cólicas é que não são. não tenho cólicas frequentes, mas minha irmã, que em endometriose, sofre horrores.Me assustou um pouco o dado de que a menstruação é responsável pela lista de doenças citadas no post.Mesmo com a informação seguinte de que o estrogênio (na verdade o seu desequilíbrio) é que é responsável por parte do estrago e é sempre bom lembrar que existe uma predisposição genética para os canceres de mama. E a maior causa de morte decorrentes do câncer entre mulheres, principalmente no Brasil é o câncer de colo de útero, cujo agente é o vírus do papiloma humano, o HPV, que nada tem a ver com o estrogênio ou com a menstruação. Eu tenho uma opinião que não tem muita simpatia. não acho que a maioria das mulheres prefere não menstruar. Acho que essa opinião ainda tem a ver com tabus sobre corpo feminino. Menstruar é natural,faz parte do crescer, tornar-se mulher. As dores, as crises de ansiedade não são. Acho que é importante conversar com o seu médico e ser tratada como um todo. E se for o caso, interromper o fluxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voltarei sempre!!! passei bastante no blog e adorei! serei visitante assídua!
      beijos!

      Excluir
    2. Concordo com vc Rosana, nem todo mundo que desenvolve câncer é por conta do estrogênio, pode sim haver dezenas de outros fatores.

      Eu gostei do que você disse, fiz o post justamente para isso, para interagir com as mulheres e saber o que pensam a respeito. Como eu falei acima, eu também tenho medo dessa interrupção, mas penso sim, em ficar livre da menstruação.

      Achei um vídeo muito interessante do Dr. Dráuzio Varella e o Dr. Elsimar Coutinho, caso tenha tempo dê uma olhada:

      http://www.youtube.com/watch?v=3igpdm3FE3Q.

      O vídeo é intitulado: Menstruação A Sangria Inútil.

      Quero deixar claro que respeito tudo que você disse, afinal estamos aqui pra isso, somos livres para expressar nossas opiniões.

      Excluir
  7. Eu com certeza escolho não menstruar.
    Mas é um assunto delicado né?!
    Beijos da Heidi do BelezaNaMedida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, deve ser pensado pelas mulheres e avaliado por um bom profissional.

      Excluir
  8. Uma decisão dificil, mas acho que prefiro mestruar .. senão acontece fico encanada rsrs beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk... É complicado, mas se você tivesse optado por isso, ficaria tranquila, kkk

      Excluir
  9. Oi Anny.
    Minha opinião vai deixar muita gente estarrecida.
    Eu acho que realmente é muito radical,mas se eu pudesse escolher,a esta altura do campeonato,faria uma esterectomia.
    Não pretendo mais ter filhos e não tenho mais saco pra todo mês menstruar.
    É um porre! Meu fluxo é forte desde a primeira e uso absorventes noturno direto.
    Eu não teria problemas psicológicos pra lidar com isso porque é da minha vontade retirar tudo de uma vez.
    Estaria cortando o mal pela raiz. Sem ovários,sem hormônios. Sem hormônios,sem menstruação. Sem útero,risco zero de câncer.
    Eu sou a favor da Jolie que retirou os seios e pôs próteses. Se ia ter câncer não terá mais. Problema resolvido.
    É o que penso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer saber? Eu gostei do que você disse! E não me assustou nem um pouco. Pra mim, a menstruação só serve para causar incômodos, doenças e pra saber se você está grávida ou não. kkkkkkk!

      Excluir
  10. Sempre sofri muito com a TPM,cólicas e mais TODOS os outros sintomas possíveis que a medicina já descobriu que a TPM causa
    ( vivo dias de fúria )!!!
    Porém acho que não teria coragem de cessar o ciclo com medo de possíveis complicações ( a mais rsrsrs )Amei o post!
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale em dias de fúrias, eu fico descontrolada. Já até sei quando minha menstruação vai adiantar alguns dias, devido a loucura exagerada, kkkkkk.

      Excluir
    2. kkkkkkkkk
      Sei bem como é!!!.....
      Bjus Anny

      Excluir
  11. Amooore adorei vc ter passado no meu blog...também vi seu look do dia das mães e adorei...meu not estava com problemas e por isso não comentei,mas vi e gostei.Anny vou fazer uma pergunta e só responda se quiser,vc já está ganhando com o you tube?no meu canal está indo de centavos em centavos...kkké assim mesmo? Se puder me responda...bjim ah vou mostrar depois oque comprei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eloiza.

      Eu não monetizei meus vídeos, portanto não recebo nada.
      Eu não fiz isso porque não sei mexer direito nessas coisas, e aí tenho que ficar pedindo favores e não é todo mundo que se predispõe a ajudar. Mas algumas amigas já fizeram, e ganham centavos mesmo, uma delas disse que tinha 0,42 centavos na conta, kkkk...

      Infelizmente é assim que funciona.

      Excluir
  12. Oi linda, parabéns pelo texto. Adorei e eu sou mais uma q optei por não menstruar, mas conforme orientação do ginecologista. Não aconselho ninguém optar sem uma avaliação médica, porém informo que é maravilhoso viver sem TPM.
    http://meninamulhercomglitter.blogspot.com
    Bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero entrar para o time!
      Realmente isso é muito importante, antes de qualquer decisão, precisamos de orientação médica.

      Excluir
  13. O assunto é bem interessante e polêmico. Eu sofro de TPM, mas não tenho cólicas mestruais. Meu estresse é elevado ao ponto máximo durante essa época, mas não sei se tomaria uma decisão tão radical assim.

    Passa lá no meu blog?
    Caso goste do conteúdo, considere seguir.
    Bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito polêmico, gera dúvidas e inseguranças. Vai das necessidades de cada uma.

      Bj

      Excluir
  14. Eu meio que fico em cima do muro hauhauaahua Acho q isso depende do caso!Como o seu q tem crises fortes de tpm!ja o meu caso o q é TPM?hauahau eu tenho sim cólicas chatas e espinhas!Mas é dificil pensar em como seria se eu não tivesse isso!O primeiro deles é que eu não saberia logo de cara que estou grávida!Porque todas as vezes que vem eu grito uhuh não estou gravida hhauahaua!Mas se você não aguenta mais!Nada melhor do que tentar o temporario pra saber se você deve ou não e depois ver qual a melhor alternativa pra você!E concordo totalmente o que esta lá em baixo no comentário!Nada pior do que as pessoas só querem visualizações e não terem conteúdo e muito menos respeito!Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou como vc, fico em cima do muro.
      Mas a vontade é grande...
      Não só por conta da TPM, queria ficar livre mesmo...

      Obrigada por comentar.

      Excluir
  15. Oii
    na minha opinião, se a menstruação é um ciclo natural da mulher, não deve ser interrompido só apenas como vc disse, através da pilula mas sem dar a llouca kkkkkkk
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter responsabilidade, né? Não pode "dar a loka" mesmo, kkkk

      Excluir
  16. Menina, isso é uma coisa que me incomoda muito mesmo! Sem contar a TPM que me deixa insuportável! Mas morro de medo de mexer com hormônios... Minha irmã fez isso e nao deu nada certo...
    Enfim, cada um reage de uma maneira... O que eu queria mesmo era ser homem! rsrsrs
    Beijinhos
    talitascoralick.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk...
      É complicado, por isso bato na tecla para que o pessoal procure um médico e se ainda assim não der certo, o jeito é aguentar até a menopausa, rsrsrs...

      Excluir
  17. Olá, gostei muito do seu blog com temas bem femininos. Bom a minha experiência em não menstruar é excelente. A minha opção foi por usar DIU Mirena, pois já tenho duas filhas e gostaria de um método eficaz e que não dependesse de ficar tomando comprimido, pq também tenho gastrite. Esse DIU é implantado no útero onde libera hormônio, que impede a menstruação ou em alguns caso diminui, e muito a menstruação. Mas realmente para cada caso tem que ser indicado por um médico.
    Meu blog http://euqueroserperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Volte sempre, a casa é sua!

      Abraços!

      Excluir
  18. Amiga é tão bom ficar sem menstruar!
    Queria poder dicar sem o resto da vida hahaha
    Amei o post!
    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fiquei sem menstruar por conta da amamentação, também adorei!

      Excluir

Não deixem de comentar!

Suas visitas em retribuição ESTÃO GARANTIDAS.

Se quiserem seguir o AF, DEIXEM O LINK para que eu possa encontrar vocês e retribuir o quanto antes.

Atenção galera do "Lindo, "Adorei as dicas", "Amei" e afins, NÃO vou retribuir esse tipo de comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...